NOTÍCIAS

PROFIPOL®+: Desenho moderno e novas funções

01 Junho 2020

A nova geração de verificadores de tensão bipolares da BENNING com funcionalidades adicionais.
 
Desde o seu lançamento em 1948, o verificador de tensão bipolar DUSPOL® é um produto de qualidade BENNING, usado por eletricistas profissionais e técnicos de manutenção. Equipado com funções adicionais, como ligação de carga e teste de campo rotativo, ainda representa o dispositivo perfeito para profissionais envolvidos na instalação ou teste de equipamentos elétricos diariamente.
 
De forma a poder oferecer um verificador de tensão barato, mas dentro dos padrões profissionais, a BENNING desenvolveu o PROFIPOL® há cerca de 20 anos. Mais simples e compacto que o DUSPOL®, mas igualmente robusto, esse verificador de tensão foi e ainda é usado principalmente por técnicos internos, artesãos e entusiastas de bricolage, e provou ser particularmente popular nas áreas de aquecimento, canalizações e móveis.
           
A fim de lidar com os requisitos atuais da indústria, de qualidade, funcionalidade e óptica, a BENNING fez alterações fundamentais no revestimento. Com o novo PROFIPOL® +, a BENNING destaca mais uma vez sua competência no campo da tecnologia de teste, medição e segurança. Projetado como um modelo básico, o verificador de voltagem não apenas garante uma verificação confiável, mas também é muito prático e fácil de usar. No entanto, como parte de um desenvolvimento adicional, ele recebeu não apenas um design moderno e de alta qualidade, mas também novas funções para outras aplicações. Além disso, garantimos que os mais recentes requisitos DIN EN 61243-3: 2015 e IEC 61243-3: 2014 foram cumpridos.
 
Design prático
 
Com o design modificado em forma e cor, o PROFIPOL® + ganhou novas propriedades mecânicas, permitindo assim o bloqueio dos verificadores e a operação com uma mão para testar tomadas e proteção. O design compacto e elegante permaneceu o mesmo. Com apenas 21 cm de comprimento e uma largura total de apenas 5 cm, o verificador  é muito prático.
 
Outro novo recurso é a cor correspondente aos punhos. Com vermelho para "+" e preto para "-", agora eles têm as mesmas cores que geralmente são usadas nas pontas de prova dos aparelhos de medida.
 
 
Funções adicionais
 
Para além da extensão da faixa de tensão de teste de até 690V, apresentamos ainda o teste de continuidade, o teste do condutor externo e o detector de quebra de cabo sem contacto como novas funções do PROFIPOL® +. 
O teste de continuidade é indicado por um sinal sonoro claro e audível e ao mesmo tempo a lâmpada LED amarela com o símbolo “ Ω” acende intensamente.
 
Em sistemas com ligação de terra, o teste do condutor unipolar é possível de imediato, para que a fase e o neutro possam ser distinguidos um do outro numa tomada, por exemplo. Não substitui o teste bipolar para determinar a ausência de tensão.
 
Nova independência
 
A nova geração do PROFIPOL® também tem a vantagem de que é sempre possível testar a ausência de tensão, independentemente da tensão da bateria do PROFIPOL®, e esse teste é possível até à tensão máxima do aparelho, que é 690V. Normalmente, ao lidar com baterias descarregadas, os verificadores de tensão da concorrência apenas sinalizam, com um LED, se uma tensão extremamente baixa (ELV) superior a 50VAC ou 120VCC estiver presente. As micro-pilhas existentes no aparelho são apenas necessárias para a utilização de outras funções.
O verificador pode ser usado em circuitos de sobretensão categoria III 600V e categoria II 690V, nos quais a especificação de tensão das categorias sempre se refere ao potencial do condutor externo à terra.
Uma função já reconhecível para os utilizadores do DUSPOL® digital e do DUSPOL® expert é o detector de quebra de cabo. Isso torna possível localizar as tensões de fase sem interromper o contacto e é uma função que pode ser usada a partir de uma tensão CA de aprox. 200V. A partir da fonte de energia, o "detector" é conduzido através de um fio ativo, isto é, um tambor de cabo ou cadeia leve. Desde que a linha não seja interrompida, o LED acende o “ Ω”, indicando uma tensão de fase.
 
Teste você mesmo!